10 maneiras de usar notas adesivas na sua empresa ou negócios

10 maneiras de usar notas adesivas na sua empresa ou negócios

Notas adesivas ou post-it da 3M rendeu ao seu criador fama mundial, com direito a colocações em filmes hollywoodianos e lugar entre os inventores mais brilhantes dos estados unidos. Além disso, o impacto econômico é enorme. Esta na lista do produto mais vendido para escritório no país por anos. 

Esses bloquinhos são bem mais úteis do que imaginamos. Aquela ideia de enfeitar sua agenda, deixar mensagens fofas, marcar paginas são apenas algumas das infinitas funções que essa ferramenta permite. Podem ser usados definitivamente nos seus negócios de forma funcional e muito simples. Este guia abordara algumas maneiras criativas de usar o post-it.

Nesse momento você deve estar se perguntando por que preciso de notas adesivas para ser mais produtiva no meu negócio. Bom, há algo realmente inexplicável quando colocamos no papel assuntos importantes, ideias, compromissos, datas, metas e mensagens positivas. Então, seja para organizar um novo projeto ou dar aquele empurrãozinho nas suas ações. Usá-los a nosso favor é uma ótima opção para ser mais efetiva nos negócios e na vida.

 Vamos começar.

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# 1: Defina objetivos e prazos

Faça divisão das tarefas colocando de um lado compromissos a curto prazo e do outro os compromissos a longo prazo. Faça uma escala personalizada com os post-its definindo a prioridade da entrega.

Exemplo:

  • Precisa ser feito até o final do dia
  • Necessário concluir o projeto dentro de dois dias
  • Necessário o projeto concluído até o final da semana
  • Sem pressa, quando houver tempo.

# 2: Estratégias de novos projetos

Existem notas adesivas (post-its) de tamanhos diferentes que podem ser usadas em um quadro de anotações, quadro negro ou paredes que são muita fácies de mover ou retira-la para incluir o seu próximo projeto. Divida esse quadro ou espaço em quatro partes para setorizar etapas. Exemplo: Forças, fraquezas, oportunidades, mercado. Divirta-se fazendo isso e deixe sua mente viajar para que as ideias sujam com mais facilidade.

# 3: Envie uma mensagem clara

Seja simples. Use palavras chaves, lembretes, seu propósito, visão por ótimos  exemplos. Certifique-se que sua comunicação esta facilmente sendo compreendida por você, parceiros de negócios e colaboradores.

# 4: Atribua uma cor a cada responsabilidade

 A ideia de usar cores diferentes para cada responsabilidade além de trazer uma identidade para o seu negócio, facilita o celebro na hora de lembrar qual são as prioridades. Tente atribuir uma cor para cada atividade e mantenha-se fiel a elas para que o processo seja eficaz.

# 5: Faça um quadro com o calendário das suas atividades

Esse quadro pode ser feito de forma simples, usando os post-its para identificar cada dia do mês e da semana. Anotar seus compromissos no campo de visão facilita a execução rápida e consistente.

# 6: Mova as atividades do dia a dia para o calendário

Se houver uma ação que você precisa executar, mas não for uma tarefa de prioridade máxima e surgir outra demanda importante para aquele dia, adicione-o a uma pequena nota adesiva em cima da existente informando o novo prazo para conclusão. Post-it permite mover as ações para onde quiser. Mole-mole, não é mesmo!

# 7: Destacar arquivos importantes

Na minha empresa costumo usar envelopes plásticos para colocar contratos, documentos importantes, guias de pagamentos entre outros. Para facilitar na hora de procurar documentos, uso as notas adesivas destacando datas, nomes, assunto por exemplo. Vale a pena experimentar.

# 8: Chamar a atenção para um campo especifico

Esta dica ajudará você a destacar uma tarefa que é de extrema importância e não pode passar batido. Exemplo: campos onde seu chefe ou colega de trabalho precisa assinar, datas que não pode ser esquecidas, ou algo que seja relevante ao leitor e precisa de atenção. Como utilizar: Basta adicionar um post-it de cor diferente próximo do destaque ou na parte superior do papel e detalhar a importância daquela ação.

# 9: Crie um check-list

Usar uma ordem cronológica das etapas facilita a execução, evita erros e deixa seu trabalho mais eficiente. Exemplo: Ideias, elaboração do projeto, execução.

# 10: Coloque lembretes importantes em sua mesa

Anotar lembretes como numero do cnpj, inscrição estadual, telefones usais, login e senhas facilita sua vida e poupa muito tempo na correria do dia a dia, onde os prazos são curtos para entrega das demandas. Use a seu favor.

Lembre-se de usar notas adesivas como auxílio visual para ajudá-lo a seguir em frente sem perder o ritmo. Sem julgamento. Use quantos deles precisar. Espero que essas ideias o inspirem a fazer as coisas de uma maneira mais organizada.

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